Sobre a metodologia
A metodologia Tô no Rumo foi construída pela Ação Educativa junto a estudantes, professoras/es da rede pública e especialistas. Ela reúne materiais que abordam a entrada no ensino superior, as desigualdades de gênero e raça, as condições e direitos trabalhistas, além de incentivar uma ampliação do repertório de jovens sobre as profissões existentes e caminhos de formação profissional. Esse conteúdo é apresentado por uma proposta metodológica que proporciona um maior engajamento de estudantes, com atividades dinâmicas, divertidas e que instigam debates.
O principal material de apoio é o Guia Tô no Rumo: Jovens e Escolha Profissional que está disponível para download. O material é resultado de um trabalho realizado desde 2007 com professoras/es e estudantes do ensino médio, com o objetivo de ajudar as escolas a serem lugares onde jovens pensam projetos de futuro. O Guia é composto por sugestões de atividades, com dicas práticas para educadoras/es; textos de apoio para contextualizar as questões debatidas; materiais de apoio para executar as atividades; e dicas de filmes, sites, podcasts e livros. Outro material complementar que também pode ser baixado gratuitamente é o Baralho das Profissões, que auxilia estudantes a conhecerem a diversidade de profissões existentes.
Conceitos
Nós acreditamos que as escolas de Ensino Médio são lugares em que é possível aprender a planejar a vida e o futuro e para isso, é
importante conversar com estudantes desse nível de ensino sobre os processos que envolvem a escolha de uma profissão. Nossa metodologia apresenta a esses jovens alguns dos caminhos possíveis para uma formação posterior ao Ensino Médio.
Com o protagonismo e escuta de jovens estudantes, partimos de uma base de informações colaborativas de conhecimentos sobre o mundo do trabalho, as diferentes profissões, suas características, informações sobre cursos técnicos e universitários e as diferentes carreiras, enfim, reflexões e subsídios que permitem estabelecer uma escolha e um percurso profissional. Parte importante deste debate relaciona-se à escolha do curso universitário e ao conhecimento das oportunidades existentes para o acesso da juventude pobre ao Ensino Superior.
História
Atuamos mais diretamente na Região Metropolitana de São Paulo, mas a formatação do curso de formação à distância nos possibilitou chegar a diferentes lugares do Brasil. Formamos mais de 200 professoras/es em cursos de extensão universitária realizados junto com a Universidade Federal do ABC e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mais de 3 mil jovens acessaram informações e puderam refletir a respeito da sua escolha profissional, formação e inserção no mundo do trabalho. Consolidamos a metodologia na publicação “Guia Tô no Rumo – Jovens e Escolha Profissional”, direcionada a educadores/as com interesse em desenvolver um trabalho nesse campo.