O Guia Tô No Rumo: Jovens e Escolha Profissional foi elaborado a partir das experiências acumuladas ao longo do tempo e do diálogo com jovens, educadoras/es e profissionais que atuam no campo da educação e da juventude. Além do passo a passo de como realizar as oficinas, o Guia conta com textos de apoio sobre os temas relacionados aos desafios e caminhos possíveis de efetivação dos direitos de moças e rapazes no que concerne à educação e ao trabalho, bem como às suas possibilidades de realizarem escolhas nesses domínios. Educadoras/es encontrarão, ainda, modelos de materiais que podem ser reproduzidos para a realização de oficinas e a condução das atividades. A publicação conta também com uma seção dedicada a referências de sites, vídeos e textos complementares que podem servir de subsídio para construção de novas propostas.
As atividades são apresentadas de modo bastante didático, contendo informações sobre seus objetivos, tempo e materiais necessários para sua condução e sugestões para o encaminhamento da discussão. Elas podem ser realizadas na sequência em que estão apresentadas no Guia, que é relativamente coincidente com aquela que as escolas parceiras do projeto consolidaram nas suas experiências. No entanto, a sequência não se constitui em um modelo fechado. Cada professor e cada professora pode adaptar as sugestões de atividade à sua realidade e às demandas de seus estudantes, elegendo temas prioritários ou criando novas dinâmicas e situações de trabalho educativo.
As atividades podem ser realizadas em espaços de educação formal e não formal. Assim, além da escola é possível que as discussões sejam feitas nos movimentos, coletivos, fóruns, organizações, entre outros.
Anualmente é feito um chamamento para que as escolas possam se inscrever para sinalizar o interesse em aplicar a metodologia, que é especialmente voltada para escolas públicas de Ensino Médio.
A equipe Tô no Rumo, entra em contato com as escolas públicas interessadas para conhecer a comunidade escolar e dar início ao ciclo de formações.
Assim, as escolas recebem os materiais físicos e digitais para que educadoras e educadores possam aplicar as oficinas com as turmas de Ensino Médio de suas escolas.
A metodologia tem duração de um ano letivo e é acompanhada pela equipe de assessoria do Tô no Rumo.
Se a escola não estiver participando do ciclo de formações e tem interesse em utilizar a metodologia, é possível baixar os materiais e entrar em contato com a equipe do Tô No Rumo.